terça-feira, 11 de setembro de 2012

Grand slam de xadrez - São Paulo - 2012




























Fabiano Caruana
O campeão mundial de xadrez e os dois primeiros colocados do ranking mundial do xadrez estarão em São Paulo no final deste mês para jogar uma série de partidas em uma caixa de vidro instalada no parque Ibirapuera. 

Pela segunda vez, a final do Grand Slam de Xadrez, um dos campeonatos mais fortes do calendário do esporte, será realizada na capital paulista a primeira foi em 2011. O evento é aberto ao público, e a entrada é gratuita



















Magnus Carlsen
O norueguês Magnus Carlsen, número um do ranking da FIDE (Federação Internacional de Xadrez), e o indiano Viswanathan Anand, atual campeão mundial, estão entre os confirmados na disputa, que acontecerá de 24 a 29 de setembro

Os outros participantes serão o armênio Levon Aronian (segundo colocado no ranking mundial), o russo Serguei Karjakin (sétimo), o italiano Fabiano Caruana (oitavo) e o espanhol Paco Vallejo (51º)

Dos seis grandes mestres (graduação máxima do xadrez) que estarão no campeonato, a novidade é Caruana, nascido em Miami (EUA) e atual campeão italiano, o único estreante no Grand Slam e que em julho ganhou o prestigioso torneio de Dortmund.

Como no ano passado, a primeira metade do Grand Slam será realizada em São Paulo, e a segunda, na cidade de Bilbao, na Espanha.


















Viswanathan Anand
Está confirmado a presença da G.M. Susan Polgar como comentarista fazendo uma dobradinha com o G.M. Gilberto Milos! Confira a partir da proxima semana a grade de atividades paralelas ao Grand Slam no Parque Ibirapuera!  

Susan Polgar

























Regulamento do "Grand Slam de xadrez
1.Este torneio de xadrez é organizado pelo Club Deportivo de Ajedrez Bilbao E4 e é reconhecido oficialmente pela Fide, a qual regulamentação vigente se adapta.
2.O torneio consta de um round robin em duplo turno.
3.A programação do evento é a seguinte:
4.O ritmo de jogo é de 90 minutos para as primeiras 40 jogadas e mais 60 minutos para o restante da partida, com 10 segundos acrescidos por jogada a partir da 41ª.
5.A tolerância de comparecimento é de sessenta minutos a partir do horário previsto para o começo da partida. A dupla ausência acarreta a eliminação do torneio.
6.“A Regra de Sofia”: os jogadores não podem concordar com o empate sem o consentimento da arbitragem. No caso em que ambos os jogadores assim o solicitem, o árbitro tomará sua decisão depois de consultar um assistente técnico.
7.No caso de um jogador não se apresentar a uma partida, poderá ser exigido que ele apresente uma justificativa. Em caso de não atender a referida exigência, ele perderá o direito à quantia do contrato e à premiação correspondente. Além disso, o jogador que não comparecer à cerimônia de abertura ou de encerramento sofrerá uma multa de € 6.000,00.
8.Os jogadores comprometem-se a participar de toda a programação, salvo se houver descumprimento por parte da Organização das condições financeiras previamente acordadas ou por motivo de força maior (doença ou incapacidade), aceitando a presente regulamentação. Os participantes também comprometem-se a atender diariamente à imprensa durante alguns minutos, preferencialmente depois de cada partida, seja qual tenha sido o resultado desta.
9.As decisões da arbitragem serão recorríveis perante a Direção Técnica do Torneio.
10.Os recursos à arbitragem devem ser apresentados por escrito no prazo máximo de uma hora após o término da partida.
11.A classificação final é determinada pelos seguintes critérios:
1.“A Regra de Bilbao”. Cada jogador acumula 3 pontos por vitória, 1 por empate e 0 por derrota.
2.No caso de dois jogadores terminarem empatados no primeiro lugar, haverá um desempate de xadrez relâmpago que se jogará imediatamente após a última rodada. Este confronto consiste em duas partidas, com 4 minutos para cada jogador e 3 segundos de acréscimo por lance realizado. As cores da primeira partida são decididas por sorteio e são alternandas para a segunda. Em caso de persistir o empate, jogar-se-á uma partida (“morte súbita”), tendo as brancas 5 minutos e as pretas 4, e favorecendo as pretas no caso do empate. As cores desta partida também se decidem por sorteio. No caso do número de jogadores empatados na primeira colocação ser maior que dois, aplicar-se-ão os critérios do item 3 abaixo para determinar os dois que disputarão a fase de desempate-relâmpago especificada acima.
3.No caso de empate na pontuação para os demais lugares, aplicar-se-ão os seguintes critérios de desempate:
1.Pontuação tradicional. Consiste em 1 ponto por vitória e 0,5 por empate.
2.Confronto direto (baseado na pontuação tradicional).
3.Sistema Koya (baseado na pontuação tradicional).
4.Sistema Sonneborn-Berger (baseado na pontuação tradicional).
12.A Comissão de Organização do evento tratará do conteúdo contratual e dos convites aos participantes (hospedagem, condições financeiras, etc.), bem como da distribuição da premiação, informando aos meios de comunicação e relações públicas (TV, rádio, imprensa, revistas especializadas, programas, etc.), prestação de serviço médico para os jogadores que eventualmente o necessitem e preparação do local (incluindo área de jogo, de análise e de descanso), material e acessórios (sob a supervisão do Árbitro Principal), para o bom andamento do torneio segundo as normas vigentes da Fide, além das cerimônias de abertura e encerramento.
13.O torneio é regido pelo presente Regulamento, pelas Leis do Xadrez e demais regras vigentes da Fide, com especial atenção às novas “normas Fide” de conduta dos jogadores em eventos de xadrez.
14.O texto autêntico deste Regulamento é a presente versão em português.




Nenhum comentário: