terça-feira, 4 de novembro de 2008

Ensinando a jogar xadrez



MOVIMENTO: é o deslocamento de uma peça de uma casa para outra, que não esteja ocupada.
CAPTURA: é o movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo adversário.
Neste caso, tira-se a peça adversária, colocando a própria peça em seu lugar.
A captura é opcional.
Cada tipo de peça obedece a movimentos diferentes.



Tabuleiro de xadrez com a
s peças na posição inicial

MOVIMENTO: é o deslocamento de uma peça de uma casa para outra, que não esteja ocupada.
CAPTURA: é o movimento de uma peça para uma casa já ocupada pelo adversário.
Neste caso, tira-se a peça adversária, colocando a própria peça em seu lugar.
A captura é opcional.
Cada tipo de peça obedece a movimentos diferentes.

O REI: (branco ou preto) move-se ou captura peças em qualquer sentido, uma casa de cada vez. Os reis nunca podem ficar um ao lado do outro.
Na figura abaixo, o rei branco pode capturar o peão preto ou mover-se para uma das casas indicadas. O rei preto tem apenas cinco opções: capturar o cavalo ou ocupar uma das casas assinaladas.
Atenção: o rei é a única peça que não pode ser capturada, ao ser atacado fica em cheque



















A DAMA: (branca ou preta) move-se ou captura em qualquer sentido (horizontal, vertical e diagonal), quantas casa quiser, desde que seu caminho não esteja obstruído por alguma peça da mesma cor.
Abaixo, a dama branca pode capturar o bispo preto, ou ocupar uma das casas assinaladas, mas não pode saltar sobre a torre branca ou sobre o peão branco.



















A TORRE: (branca ou preta) move-se ou captura nas colunas (horizontal e vertical), seguindo num único sentido em cada lance. Abaixo, a torre preta pode capturar a dama branca, ou ocupar qualquer uma das casas marcadas, mas a sua passagem está bloqueada pelo peão preto.



















O BISPO: (branco ou preto) move-se ou captura pelas diagonais, seguindo num único sentido em cada lance. Cada jogador tem dois bispos, um anda pela casas brancas e outro pela casas pretas. Abaixo, o bispo branco pode capturar a dama preta ou ir para qualquer casa assinalada. Note que o cavalo branco está obstruindo parte de uma diagonal.



















O CAVALO: (branco ou preto) é o único que salta sobre as peças (pretas ou brancas).
O movimento do cavalo assemelha-se à letra "L", formada por três casas, a partir da casa inicial do lance.




















O CAVALO: (branco ou preto) captura somente a peça adversária que esteja na casa final do seu salto. Abaixo, o cavalo branco pode capturar o bispo preto, ou ocupar qualquer casa assinalada. A torre branca bloqueia um dos sues movimentos. Observe que nem os peões pretos e nem o rei branco impedem os seus saltos.




















O PEÃO: (branco ou preto) move-se para a casa à sua frente, desde que não esteja ocupada. Ao ser movido no seu primeiro lance, cada peão pode andar uma ou duas casas. O peão é a única peça que captura de maneira diferente do seu movimento. A captura é feita sempre em diagonal, uma casa apenas. O peão nunca se move nem captura para trás. Abaixo, o peão branco central pode escolher entre capturar a torre ou o cavalo das pretas. Os pontos indicam os movimentos possíveis dos peões brancos. Note que os dois peões de cores contrárias, situados frente a frente, não podem ser movimentados.

3 comentários:

Magrelo disse...

Ótimo site.
Vou começar a ensinar xadrez para meus educandos de 4ª série a partir de março como uma atividade lúdica e de raciocínio lógico.
Apesar de ter jogado algumas partidas apenas, creio que darei conta do recado. Praticarei bastante e aprenderei junto com eles.
Parabéns!

Harrison R Lima
Brasília- DF

Unknown disse...

Olá, sou professora de Educação Física e desenvolvo um projeto de xadrez na escola. Percebi que no tabuleiro de posições de peças há um erro, em que o Bispo e o Cavalo encontram-se em posições contrárias. O blog é ótimo. Obrigada pelas contribuições que o material disponível tem me proporcionado.


Prof. Silvana Reis

Laranjeiras do Sul - Paraná

Clube de Xadrez de Pirituba disse...

Agradeço a observação da sra Silvana, já corrigi a posição das peças, espero receber mais erros, que por engano devo ter cometido